O município de Belterra 


tem sua gênese vinculada ao período da exploração gomífera na Amazônia, quando o empresário do ramo automobilístico Henri Ford estabeleceu o ousado projeto de criação da company town denominada Fordlândia, no começo do século XX, na localidade compreendida atualmente entre os município de Itaituba e Aveiro - objetivando o cultivo racional das seringueiras e maior eficiência na produção de borracha natural. Essa vila provém de uma doação de cerca de um milhão de hectares de terra do governo federal para Ford, possuindo toda a infraestrutura e equipamentos de serviços comuns a uma cidade tipicamente americana. Todavia, devido a não consideração das especificidades amazônicas quando da elaboração do projeto da vila (como o tipo de terreno e as pragas nas plantações), esta fracassou, o que impulsionou a Companhia Ford a procurar um lugar mais propício para sua implantação.
Belterra (a ''Bela Terra'') atraiu os olhares de Henri Ford para o estabelecimento de seu sonho americano em chão amazônico: a planície de solo fértil de terra preta pode ter se destacado por esse motivo, além da facilidade de escoamento da produção possibilitada pelo rio Tapajós. A localidade foi também cedida pelo governo brasileiro a Ford, onde se desmatou aproximadamente 2500 acres de vegetação nativa. Aos moldes de uma company town à la Fordlândia, a região cresceu a partir da instalação de hospitais, escolas, estabelecimentos de comércio, portos, residencias, etc, cuja arquitetura evidenciava a influencia norte americana, algumas das quais foram tombadas.
Porém, após o fim da Segunda Guerra Mundial, adversidades como as endemias locais e pragas nas plantações, além, sobretudo, da ascensão do mercado gomífero asiático, foram causas para o abandono das instalações em Belterra, cuja área foi negociada e devolvida ao Brasil em 1945, constituindo território do município de Santarém. Durante um período de 39 anos o território belterrense foi praticamente alijado das políticas locais, sendo transformada em Estabelecimento Rural do Tapajós sob jurisdição do Ministério da Agricultura. Em 1995 foi desanexado de Santarém, sendo, no ano de 1997, a localidade elevada à condição de município. Constituído apelas pelo distrito sede, permanece desta maneira desde divisão territorial de 2005. 

Fonte das informações:
IBGE Cidades. Belterra/ História e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belterra/historico. Acesso em: 18 de maio de 2020, às 12:10.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELTERRA. Histórico do Município. Disponível em: https://belterra.pa.gov.br/municipio.php. Acesso em: 18 de maio de 2020, às 12:15.

MAPAS TEMÁTICOS URBANOS

Nesta seção você terá acesso aos mapas da mapoteca virtual, divididos nas seguintes categorias:

SOCIOESPACIAIS

População Total em 2000 e em 2010 (PDF)

Renda do Responsável em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Moradores em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Domicílios em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade Populacional em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade por Domicílio em 2000 e em 2010 (PDF)

ORDENAMENTO TERRITORIAL

Zoneamento Ordinário (PDF)

Hierarquia do Sistema Viário (PDF)

Zoneamento Especial (PDF)

SANEAMENTO

Domicílios com abastecimento de água em 2000 e em 2010 (PDF)

Domicílios com coleta de esgoto  em 2000 e em 2010 (PDF)

Bacias hidrográficas (PDF)

Permeabilidade das bacias (PDF)

HABITAÇÃO

Assentamentos Precários (PDF)

Verticalização (PDF)

Condições de Posse (PDF)

Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (PDF)

MOBILIDADE URBANA

Rotas de Transporte Público (PDF)

PLANO DIRETOR

Clique aqui para fazer o download do Plano Diretor Revisado de Belterra - 2018 (PDF)