O município de Monte Alegre,

assim como outros municípios localizados no entorno do Rio Amazonas, tem origens vinculadas às missões religiosas portuguesas - principalmente de clérigos da ordem da Piedade - com a fundação dos primeiros povoados. Desconhece-se a data exata de fundação do núcleo urbano que constituiria mais tarde a sede municipal de Monte Alegre, todavia, tradicionalmente sabe-se que teria sido criado pelos padres da Piedade juntamente com indígenas da aldeia Gurupatuba. Porém, há divergências quanto a isso: em relatório de 1751, o bacharel João Antônio Diniz da Cruz Pinheiro afirma que a localidade fora estabelecida pelos capuchos de São José, da mesma ordem dos da Piedade, mas de província religiosa diferente.
Sob a ação de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, o núcleo foi elevado à condição de vila em 1758, com a toponímia de Monte Alegre derivada do aspecto local do relevo e como forma de homenagear um povoado homônimo em Portugal.
A autonomia política, com o status de município e cidade, veio no ano de 1880, através da Lei Provincial n.º 970. Na divisão territorial de 1960, Monte Alegre é formado apenas pelo distrito sede, permanecendo desta forma desde 2014.

Fonte das informações:
IBGE Cidades. Monte Alegre/ História e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/monte-alegre/historico. Acesso em: 18 de maio de 2020, às 19:00.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE. Histórico do Município de Monte Alegre. Disponível em: http://www.montealegre.pa.gov.br/historia-de-monte-alegre/. Acesso em: 18 de maio de 2020, às 19:10.

MAPAS TEMÁTICOS URBANOS

Nesta seção você terá acesso aos mapas da mapoteca virtual, divididos nas seguintes categorias:

SOCIOESPACIAIS

População Total em 2000 e em 2010 (PDF)

Renda do Responsável em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Moradores em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Domicílios em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade Populacional em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade por Domicílio em 2000 e em 2010 (PDF)

MOBILIDADE URBANA

Rotas de Transporte Público (PDF)

ORDENAMENTO TERRITORIAL