O município de Porto de Moz

possui origens atreladas à influência indígena dos Monturús. A colonização europeia na localidade teve início por volta de 1635, quando uma expedição jesuíta capitaneada por Pedro Teixeira lançou as bases da então Vila de Porto de Moz. O local que atualmente corresponde à sede municipal teria sido definido pelos capuchos de São José, em 1639, no aldeamento Muturu (ou Maturu).
No ano de 1758, Porto de Moz é elevado à condição de município e categoria de vila pelo governador e capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ocorrendo sua instalação em 1775. Nos idos de 1890, a esfera estadual concedeu-lhe o status de cidade; todavia, em 1930, o município foi dissolvido e anexado ao território de Gurupá, recuperando sua condição autônoma sete anos depois.
O topônimo que origina o nome do município é português e quer dizer ''porto em que há mós''.
Em 1961, por via da Lei estadual nº 2460, é desmembrado de Porto de Moz o distrito de Sousel, o qual é alçado à qualidade de município com a designação de Senador José Porfírio.
Na divisão territorial de 1963, Porto de Moz é formado por três distritos: Porto Moz, Vieiros e Vilarino do Monte, continuando desta maneira na divisão de 2005.

Fonte das informações:
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO DE MOZ - PA. História. Disponível em: https://camaradeportodemoz.pa.gov.br/o-municipio/historia/. Acesso em: 12 de maio de 2020, às 14:20.
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO DE MOZ - PA. Sobre o município. Disponível em: https://camaradeportodemoz.pa.gov.br/o-municipio/sobre-o-municipio/. Acesso em: 12 de maio de 2020, às 14:00.

MAPAS TEMÁTICOS URBANOS

Nesta seção você terá acesso aos mapas da mapoteca virtual, divididos nas seguintes categorias:

SOCIOESPACIAIS

População Total em 2000 e em 2010 (PDF)

Renda do Responsável em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Moradores em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Domicílios em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade Populacional em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade por Domicílio em 2000 e em 2010 (PDF)

MOBILIDADE URBANA

Rotas de Transporte Público (PDF)

ORDENAMENTO TERRITORIAL