O município de Almeirim

há muito era habitado por índios, principalmente da etnia tupinambá, em época bem anterior à das primeiras investidas de colonização. De acordo com relatos da historiografia, os primeiros contatos com europeus deram-se em finais do século XV e ao longo do XVI, sendo a ''pedra fundamental'' da localidade lançada por volta do ano de 1620, pelos frades capuchos de Santo Antônio juntamente com os indígenas. O local ''inaugurado'' ficou conhecido como Aldeia do Paru.
Neerlandeses e ingleses elevaram nas proximidades da aldeia uma fortificação, denominada ''Forte do Morro da Velha'', no ano de 1623; entretanto, tal forte foi destruído pelos portugueses liderados por Bento Maciel Parente - o qual ordenou que se construíssem diversas fortificações na região, dentre elas o Forte do Desterro, correspondendo ao atual município de Monte Alegre, na microrregião de Santarém. Posteriormente, em 1685, erigiu-se um forte na Aldeia do Paru, onde está localizado atualmente a Praça do Relógio municipal, sendo uma das principais razões de crescimento e desenvolvimento deste povoado.
No ano de 1890 o povoado readquiriu a condição de Vila e status de Município, durante o período do Governo Provisório da República. Porém, na conjuntura da Revolução de 1930, o território de Almeirim passou a constituir o município de Prainha; a emancipação daquele município foi restaurada no mesmo ano, por via do Decreto Estadual nº 16.
Nos anos 1960, uma nova dinâmica econômica é imposta ao local, quando uma fábrica de celulose é instalada nas cercanias do que corresponde atualmente ao distrito de Monte Dourado. Este ato e a fundação do distrito é fruto do Projeto Jari, megaempreendimento econômico privado capitaneado pelo empresário estadunidense Daniel Keith Ludwig, a partir de 1967, em território de encontro dos rios Amazonas e Jari, englobando partes do Pará e Amapá, com caráter industrial, agrícola e de extração vegetal e mineral. Após muitas críticas e polêmicas, o complexo foi nacionalizado no ano de 1982
De acordo com a divisão territorial de 1988, o município é formado por três distritos: Almeirim, Arumanduba e Monte Dourado, permanecendo desta forma na divisão de 2005.

Fonte das informações:
IBGE Cidades. Almeirim/ História e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/almeirim/historico. Acesso em: 11 de maio de 2020, às 19:00.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMEIRIM/ GESTÃO 2017-2020. História. Disponível em: https://almeirim.pa.gov.br/o-municipio/historia/. Acesso em: 12 de maio de 2020, às 10:00.
CPDOC - FGV - CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Projeto Jari. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/projeto-jari. Acesso em: 12 de maio de 2020, às 11:30.

MAPAS TEMÁTICOS URBANOS

Nesta seção você terá acesso aos mapas da mapoteca virtual, divididos nas seguintes categorias:

SOCIOESPACIAIS

População Total em 2000 e em 2010 (PDF)

Renda do Responsável em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Moradores em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Domicílios em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade Populacional em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade por Domicílio em 2000 e em 2010 (PDF)

ORDENAMENTO TERRITORIAL

Zoneamento Ordinário (PDF)

Hierarquia do Sistema Viário (PDF)

Zoneamento Especial (PDF)

SANEAMENTO

Domicílios com abastecimento de água em 2000 e em 2o1o (PDF)

Domicílios com coleta de esgoto  em 2000 e em 2010(PDF)

Bacias hidrográficas (PDF)

Permeabilidade das bacias (PDF)

HABITAÇÃO

Assentamentos Precários (PDF)

Verticalização (PDF)

Condições de Posse (PDF)

Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (PDF)

MOBILIDADE URBANA

Rotas de Transporte Público (PDF)

PLANO DIRETOR

Clique aqui para fazer o download do Plano Diretor de Almeirim - 2006 (PDF)