O município de Santa Bárbara do Pará

no ano de 1920 era apenas um povoado, constituído pelos adensamentos de Traquateua, Candeua e Santa Rosa. Mais tarde, em 1962, elege seu primeiro vereador, Raído Alves de Souza, ainda fazendo parte do território de Benevides - o qual havia sido desmembrado do município de Ananindeua. Souza era herdeiro de vastas terras e doou vários hectares para a consolidação da Vila de Santa Bárbara.
Em relação à formação administrativa, destacam-se alguns momentos:
Em 1938, com a denominação de Distrito de Araci, era ainda subordinado a Santa Isabel; no mesmo ano, passa a ser chamado Engenho de Araci, em cujo decreto nº 3131 dá-se sua transferência para o município de Belém;
O Distrito recebe o nome de Santa Bárbara em 1961, passando a pertencer a Benevides;
É elevado a município em 1991, pela lei estadual nº 5693. Seu Plano Diretor Urbano original é datado de 2006, sob a elaboração da Secretaria de Planejamento Municipal.

Fonte das informações:
IBGE Cidades. Pará. Santa Bárbara do Pará/História e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santa-barbara-do-para/historico. Acesso em 04 de maio de 2020, às 19:00.
SANTOS, Tiago Veloso dos. Fronteiras de papel: Uma análise da perspectiva metropolitana em planos diretores da Região Metropolitana de Belém. Dissertação  (mestrado) – Universidade Federal do Pará. Belém, 2010

MAPAS TEMÁTICOS URBANOS

Nesta seção você terá acesso aos mapas da mapoteca virtual, divididos nas seguintes categorias:

SOCIOESPACIAIS

População Total em 2000 e em 2010 (PDF)

Renda do Responsável em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Moradores em 2000 e em 2010 (PDF)

Número de Domicílios em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade Populacional em 2000 e em 2010 (PDF)

Densidade por Domicílio em 2000 e em 2010 (PDF)

Renda por Setor Censitário em 2000 e em 2010 (PDF)

ORDENAMENTO TERRITORIAL