O município de Ananindeua 

tem sua origem ligada ao padrão de ocupação ribeirinho, típico das cidades da Amazônia. O povoamento inicial se deu a partir da trajetória da Estrada de Ferro de Bragança (EFB), sendo o local onde se encontra sua sede municipal anteriormente uma parada e/ou estação da EFB, segundo referências históricas. 
Além de seu território continental é composta por 14 ilhas, com baixa densidade populacional. A origem do nome do município é de raiz tupi e significa ''lugar de Ananim'', árvore abundante às margens do igarapé homônimo.
Faz parte da Região Metropolitana de Belém desde 1973, ainda sob a denominação de Grande Belém, composta apenas pelos municípios de Belém e Ananindeua, à época, como base para o processo de expansão da metrópole através dos Planos Compreensivos.  

Fonte: 
IBGE Cidades. Ananindeua História e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/ananindeua/historico. Acesso em: 21 de abril de 2020, as 19:39.
SANTOS, Tiago Veloso dos. Fronteiras de papel: Uma análise da perspectiva metropolitana em planos diretores da Região Metropolitana de Belém. Dissertação  (mestrado) – Universidade Federal do Pará. Belém, 2010.